ARTIST BIO

Baixista e produtor musical, estudou em algumas das maiores escolas de música do Brasil, como EM&T, Souza Lima e ULM. Teve o privilégio de estudar com Celso Pixinga, seu ídolo de infância. Teve aulas também com Nilton Wood , no Instituto de Baixo e Tecnologia (IB&T) e estudou baixo acústico com Gilberto de Syllos, no Conservatório Souza Lima, onde frequentou ainda as classes de leitura musical com o baixista Ximba Uchyama. Na ULM, teve aulas com Itamar Collaço e Marcus Teixeira, além de participar de práticas de conjunto conduzidas por Gerson Frutuoso, Roberto Sión e Nailor Proveta, no SESC Vila Mariana. Nos Estados Unidos, teve a experiência de estudar na Berklee College of Music, em Boston, onde teve aulas com Tom Appleman, Bruce Gertz, Anthony Vitti, Victor Bailey e principalmente Jim Stinnett.

Ney começou a tocar baixo no início dos anos 90, e passeou por diversos gêneros musicais. “Comecei minha carreira muito moleque, com 14 anos tocava com meu primo numa banda de metal que fazia cover de Iron, Metallica, Dream Theater e Jimmy Hendrix. Aos 16 anos já estava tocando em barzinhos na Vila Madalena, São Paulo com os melhores amigos. Depois fui tocar na Nova Geração, que era uma banda de baile grande. Era show à beça e com uma rapaziada da pesada, uns bateras grooveiros, muitas viagens e muita estrada. Aquela banda fez side para diversos cantores em eventos, como a Wanderléia, Simony, Carla Visi, Gian e Giovanni, e ainda diversos grupos de pagode que estavam no auge na época. ” Ney Neto

Na música instrumental, Ney produziu diversos trabalhos, tocando e gravando com músicos de diversos países. Para destacar algumas atuações do baixista, experiências musicais marcantes foram ao lado de Michael Manring, Jeff Andrews, Todd Johnson, Grant Stinnett, Sunder Panatella, os guitarristas americanos Mike Stern, Everett Pendleton, o austríaco Martin Schaberl, o argentino Ale Demogli, e o espanhol Ricardo Ascanni, além dos bateristas Thomas Arey, Dom Moio, Dave DiCenso, e o saxofonista Mike Tucker. No Brasil, Ney tocou e gravou ao lado de seus “parceiros de estrada” Celso Pixinga, Thiago Espírito Santo, Ebinho Cardoso, Sergio Groove, além de participações ao lado de Sandro Haick, Gabriel Grossi, Walmir Gil, Lis de Carvalho, Marquinhos da Luz, o proeminente guitarrista Dney Bitencourt, e grandes músicos.

Ney faz parte do corpo de instrutores do New Hampshire Bass Festival, evento anual que reúne baixistas do mundo todo, em Manchester-NH, e que tem entre os professores nomes como Danny Morris, Bruce Gertz, Rufus Reid, David Buda, Steve Bailey, Jim Stinnett e outros professores da Berklee College of Music, de Boston.

Sempre envolvido na produção de conteúdo dentro do universo do contrabaixo, foi um dos fundadores da Revista Baixo Brasil, colaborador do portal www.baixista.com.br , e atualmente faz parte da equipe editorial da nova Cover Baixo www.revistacoverbaixo.com.br , e trabalha ao lado de Deivid Miranda no projeto www.livrosmusicais.com.br, iniciando o braço digital da DPX Editorial.

CLOSE

Shopping Cart

Please turn your device